Sistema Fecomércio Sesc e Senac e Prefeitura de Goiânia lançam projeto para artistas goianos

Compartilhe:

Chamado de “Claque”, o programa começa no dia 1º junho. Todo processo será online e beneficiará também pessoa física

O Sistema Fecomércio , Sesc e Senac (Fecomércio-GO) e a Prefeitura de Goiânia lançaram na manhã desta quarta-feira (19), às 9h, o projeto Claque, voltado a artistas goianos. A ação visa selecionar e contratar as apresentações dos profissionais que foram prejudicados por causa da pandemia. Todo o processo de credenciamento acontecerá de forma online, o que possibilitará a participação de artistas de todo o estado. As inscrições podem ser realizadas gratuitamente do dia 1º a 13 de junho.

A solenidade foi realizada no Sesc Centro e contou com a presença do presidente da Fecomércio, Sesc-Senac, Marcelo Baiocchi, o diretor do Sesc-Senac, Leopoldo Veiga Jardim, do prefeito de Goiânia Rogério Cruz, da primeira-dama Thelma Cruz, e do secretário de Cultura, Zander Fábio, entre outras autoridades. 

O presidente Marcelo Baiocchi afirmou que a ação é fundamental para apoiar toda a classe de artistas, uma das mais afetadas pela pandemia da Covid-19. De acordo com a pesquisa “Percepção dos Impactos da Covid-19 nos Setores Culturais e Criativos do Brasil”, promovida pelo Sesc em parceria com pesquisadores, gestores públicos e instituições do segmento, a perda total de renda entre profissionais dos setores cultural e criativo, neste período, foi de 45,7%. “Somos a empresa privada que mais apoia a cultura, precisávamos agir, porque se o artista vai onde o povo está, o Sesc vai onde o artista está”, enfatizou.

O prefeito de Goiânia, Rogério Cruz, agradeceu a oportunidade de fazer parcerias tão importantes com a Fecomércio, e afirmou que esta união entre o poder público e privado que permite que as ações sejam verdadeiramente eficazes e ajudem o povo.

Ao fim da solenidade, por meio do Mesa Brasil, o sistema Fecomércio, Sesc e Senac doou 200 cestas básicas para organizações e pessoas físicas que trabalham com a cultura, em Goiânia.

Sobre o “Claque”
Podem se credenciar ao Claque profissionais de arte e cultura em suas diversas manifestações e linguagens que obedeçam aos requisitos estabelecidos no edital. Serão selecionadas propostas de criação, fruição e formação com ênfase naquelas produzidas através das plataformas digitais que, por sua vez, serão disponibilizadas de forma virtual a partir de julho nas redes oficiais do Sesc Goiás. Todos os projetos selecionados/contratados deverão ser apresentados de forma virtual.

A divulgação dos resultados está prevista para o dia 28 de junho e os selecionados irão se apresentar no Sesc entre julho e dezembro deste ano.

Leia mais

Rolar para cima