Parceria com Sistema Fecomércio: presidente da Câmara diz que Plano Diretor será feito “a quatro mãos”

Compartilhe:

Durante a assinatura de Termo de Cooperação Técnica entre o sistema Federação do Comércio/Sesc/Senac-GO e a Câmara Municipal de Goiânia, o presidente do Legislativo goianiense, vereador Romário Policarpo (Pros), prometeu ampla participação da Federação na  discussão de projetos de interesse do empresariado, e ressaltou que o Plano Diretor será feito “a quatro mãos” com a entidade. O acordo de cooperação tem o objetivo de realização de ações institucionais conjuntas – em áreas como desenvolvimento de projetos, planejamento urbano,  desenvolvimento sustentável e qualificação profissional -, e foi assinado em solenidade na sede da Federação. Na semana passada, a entidade que representa o comércio de bens, serviços e turismo já havia assinado documento semelhante com a Assembleia.
Ao abrir o evento, o presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, disse que a estrutura do sistema está à disposição da Câmara e assinalou que o objetivo da parceria é “estar mais unidos no desenvolvimento e no crescimento das atividades empresariais em Goiânia”,  e, por meio  do Sesc e do Senac, oferecer o rol de serviços que disponibiliza para a coletividade.
O presidente ressaltou a prática da entidade de aproximação com os poderes constituídos. “O empresário precisa muito dos parlamentares dentro da Câmara Municipal, a regulação das nossas atividades está lá”, assinalou. “Temos uma relação de respeito e o mesmo foco, mesmo objetivo: a valorização da nossa cidade”, afirmou, assinalando que a entidade quer participar cada vez mais das discussões da Casa, citando como exemplo projetos como o do Plano Diretor. “Quanto mais participamos, melhor tem sido para Goiânia”, disse, sobre a discussão dos assuntos de interesse da capital.   
Marcelo Baiocchi agradeceu a presença do presidente da Câmara, Romário Policarpo (Pros) e demais vereadores, e ressaltou o significado expressivo da visita, que reuniu doze dos 35 membros da casa legislativa de Goiânia no almoço na sede da Fecomércio. “É muito prestígio para nós termos um quórum tão qualificado”, assinalou.
Compromisso
O presidente do Legislativo goianiense, vereador Romário Policarpo, disse que o acordo fechado com a Fecomércio engrandece a Câmara e afirmou que a atual gestão da casa tem o compromisso de discutir os projetos de interesse do setor empresarial. “Sendo do interesse de vocês é do interesse da coletividade, é do interesse de Goiânia”, afirmou. “Não podemos deixar esta cidade sem o planejamento devido e, junto com vocês, a Câmara construirá, com certeza, este Plano Diretor: será feito a quatro mãos e vocês são peça fundamental deste planejamento que nós desejamos para Goiânia para os próximos 10 anos”, prometeu.
Ele elogiou a capacidade de iniciativa e de sobreviver a crises do empresariado. “Se a crise do desemprego não atingiu Goiás de forma contundente como atingiu o resto do Brasil, é porque vocês do comércio tem feito muito por esta cidade e por este estado. Goiânia, hoje, mesmo com toda a crise do desemprego, ainda não sofre tanto como outras capitais, porque, aqui, a cada dia que passa, o investimento feito por vocês, mesmo contra tudo e contra todos, é feito de forma organizada e de forma sempre a melhorar a nossa cidade”, elogiou, dizendo que o empresário muitas vezes tem sido, ao longo dos anos, a solução dos problemas, e mencionou a “visão de futuro” da classe.
O presidente da Câmara disse que a Prefeitura muito pouco ajuda o comércio. “Mas podem ter certeza que, na Câmara, vocês terão apoio necessário para desenvolver seus projetos”, disse.  
Presenças
Prestigiaram também o almoço os vereadores Rogério Cruz (PRB), Anselmo Pereira (PSDB), Paulo Magalhães (PSD), Sabrina Garcez (PTB), Gustavo Cruvinel (PV), Wellington Peixoto (MDB), Lucas Kitão (PSL), Cabo Senna (PRP), Emilson Pereira (PODE), Denício Trindade (SD) e Tiãozinho Porto. Também compareceram o Diretor Regional do Sesc e do Senac em Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, o deputado estadual Vinícius Cirqueira (Pros) e o Secretário de Administração municipal, Agenor Mariano.
Diversos sindicatos estiveram representados pelos seus presidentes: Ademildo Pereira de Godoy, que também é vice-presidente da Fecomércio, do  Sindicato dos Proprietários de Pit-Dogs e Lanches (Sindpit-dog); Ioav Blanche,  do Sindicato da Habitação do Estado de Goiás (SecoviGoiás);  Zenildo Dias do Vale, do Sindicato das Empresas Revendedoras de Gás da Região Centro-Oeste (Sinergás); Ricardo Rodrigues, do Sindicato de Turismo e Hospitalidade no Estado de Goiás (Sindtur); Marco César Chaul, do Sindicato das Empresas de Informática, Telecomunicações e Similares do Estado de Goiás (Sindinformática); Márcio Martins de Castro Andrade, do Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo no Estado de Goiás (Sindiposto); Newton Emerson Pereira, do Sindicato de Bares e Restaurantes de Goiânia (Sindbares Goiânia); Silvio Carlos Yassunaga Brito, do Sindicato do Comércio Varejista de Carnes Frescas no Estado de Goiás (Sindiaçougue); Edgar Segato Neto, do Sindicato das Empresas de Asseio, Conservação, Limpeza Urbana e Terceirização de Mão de Obra (Seac); Idelton Gomes da Silva Júnior, do Sindicato dos Despachantes Autônomos e Similares do Estado de Goiás (Sindego); Elizangela Neves de Oliveira, do Sindicato dos Comissários e Consignatários do Estado de Goiás (Sincoesgo); Irma Alves Fernandes, do Sindicato do Comércio Varejista de Materiais de Construção (Sindimaco); Marcelino Vítor Lucena, do Sindicato dos Proprietários de Barbearia e Institutos de Beleza do Estado de Goiás (Sindibeleza); João Batista Pereira, do Sindicato do Comércio Varejista de Rio Verde (Sindivarejista de Rio Verde); Marques Alves Pereira, do  Sindicato do Comércio Varejista de Jataí (Sindivarejista de Jataí); Adival Gomes de Moraes, do Sindicato do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios de Rio Verde (Sincogarv); Nilson Castro Marinho, do Sindicato das Sociedades de Fomento Mercantil Factoring dos Estados de Goiás e Tocantins (Sinfac); André Luiz Ignácio, do Sindicato de Turismo e Hospitalidade de Anápolis (Sindtur Anápolis); e Geraldo Vieira, do Sindicato do Comércio Varejista de Catalão (Sindilojas Catalão).
 
 

Leia mais

Rolar para cima