A nova diretoria do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade em Goiás (Cetur/GO) tomou posse em prestigiada solenidade, na sede da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio/GO). O presidente do Sindicato de Turismo e Hospitalidade no Estado de Goiás (Sindtur/GO), Ricardo Rodrigues Gonçalves, é o novo presidente do Conselho, que tem Fernanda Martins de Araújo Cury como vice-presidente.
O Cetur, órgão integrante da estrutura organizacional da Fecomércio, foi criado há dois anos, com a finalidade de debater assuntos pertinentes ao turismo regional, estabelecendo sugestões para atuação política e estratégica da Federação, em prol do desenvolvimento do setor. Ao abrir a solenidade de posse, o presidente do sistema Federação do Comércio/Sesc/Senac-GO, Marcelo Baiocchi, destacou a importância do Conselho.
“A melhor forma de se trabalhar é quando juntamos toda a cadeia produtiva interessada no mesmo assunto para somar e, assim, fazer com que o segmento possa crescer cada vez mais”, disse. “Quando você reúne a força do turismo, a única opção é caminhar e fortalecer”, ainda completou, sobre a união do setor. Ele ainda anunciou que a Federação pretende criar outros conselhos temáticos.
Em seu discurso de posse, o presidente Ricardo Rodrigues, agradeceu a confiança do presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, em indicá-lo para o cargo. Ele afirmou que, reunindo entidades representativas do setor, a proposta do Conselho é estreitar os laços e ampliar a sinergia no trabalho da promoção da atividade de turismo em Goiás e no Brasil, tanto com os empresários, como com o poder público.
“O Cetur tem a proposta de ser um foco irradiador de ideias e atualizações, com o objetivo de prestar um serviço profícuo aos seus membros e ao nosso estado, dentro da compreensão da atividade turística como indutora de uma cadeia de serviços de desenvolvimento das cidades”, pontuou, sobre a meta de fortalecimento do turismo goiano. “Essa é a tônica do planejamento da nova gestão, norteada por valores claros: protagonismo, transparência e respeito”, disse, pontuando, em seguida, as ações iniciais e o plano estratégico do Conselho.
A vice-presidente do Cetur, Fernanda Cury, que também faz parte de entidades como a Associação Brasileira de Empreass de Eventos (ABEOC Brasil), onde é vice-presidente institucional, e Goiânia Convention &Visitors Bureau, do qual já foi presidente e é vice-presidente financeiro, pontuou a importância da união de várias instâncias pelo turismo em Goiás. “O Cetur veio para isso: para congregar as entidades e fortalecer as políticas e estratégias para o setor”, disse. “Temos que unir forças para desenvolver o nosso turismo, não só local, mas nacionalmente”, ainda afirmou.
Presente no evento, o presidente da Goiás Turismo, Fabrício Amaral, disse que o ambiente coletivo é fundamental para bons resultados. “Fico muito feliz que estes movimentos se fortaleçam. O Estado está aí para ser coadjuvante de vocês, vocês são os protagonistas”, disse. Ao citar parcerias, ele anunciou que, dentre outras ações, o governo pretende criar, em breve, um sistema estadual e um Conselho Estadual de Turismo, para complementar as ações da iniciativa privada, além de um Fundo de Turismo.
O deputado estadual Virmondes Cruvinel (PPS), por sua vez, disse que o momento era de compartilhar a força de representatividade do trade turístico goiano. “Quero me colocar a disposição e desejar sucesso a toda diretoria”, afirmou, citando seu trabalho na Assembleia Legislativa. “Estamos do mesmo lado: o daqueles que querem gerar emprego, o desenvolvimento do estado”, ainda disse.
Já o Diretor de Assuntos Institucionais da Assembleia, o ex-deputado Simeyson Silveira, ratificou o compromisso do Legislativo goiano com as causas estratégicas para o estado e em de manter um diálogo permanente com os setores produtivos e com as entidades. “A Assembleia tem que ser o fomentador do diálogo d e da construção, dos acordos e do desenvolvimento do estado”, assinalou. “E, com certeza, precisaremos muito de vocês”, disse, se referendo a futuras ações da Casa que fundamentarão um diálogo permanente. Ele ressaltou, ainda, que o turismo é um setor estratégico, que gera emprego e renda, e que fomenta a economia.
A solenidade também foi prestigiada, dentre outras autoridades, pelo Diretor Regional do Sesc e do Senac em Goiás, Leopoldo Veiga Jardim; Ronaldo Vieira, presidente da Agência Municipal de Turismo, Eventos e Lazer (Agetul); César Moura, superintendente executivo de Indústria e Comércio do estado de Goiás; e Leonardo Guedes, diretor-superintendente do Sebrae/GO.

- Comércio
Nova diretoria do Conselho Empresarial do Turismo toma posse na Fecomércio
- às
Compartilhe:
Leia mais