O Mesa Brasil Sesc e o Goiás Esporte Clube distribuíram, no dia 13 de dezembro de 2018, mais de 26 toneladas de alimentos arrecadados no último jogo do clube na temporada 2018. A partida contra o Brasil de Pelotas, realizada no dia 24 de novembro, no Estádio Serra Dourada, não apenas marcou a festa de acesso do clube ao grupo de elite do futebol brasileiro, mas também evidenciou o espírito solidário do torcedor esmeraldino. Na oportunidade, o torcedor que levou um quilo de alimento não perecível teve direito a pagar apenas a metade do ingresso. Os alimentos arrecadados foram repassados a 89 instituições cadastradas no programa Mesa Brasil do Sesc, que atende mais de 400 entidades em Goiânia e Região Metropolitana.
Fernando Pazin, voluntário representante do Abrigo Comendador Walmor, participou da distribuição das doações e lembrou que a parceria com o Mesa Brasil é de fundamental importância para a manutenção das atividades na unidade. “Passamos por muitas dificuldades e qualquer tipo de assistência ou doação que recebemos é sempre muito bem-vindo”, pontuou. O Mesa Brasil SESC é uma rede nacional de bancos de alimentos contra a fome e o desperdício, que arrecada dezenas de toneladas de alimentos todos os anos, em diferentes regiões do Brasil. A ideia é receber de quem tem de sobra para repassar a quem tem de menos.
Segundo Márcia Carvalho, diretora de Desenvolvimento Social do Sesc Goiás, os alimentos arrecadados no jogo Goiás x Brasil de Pelotas vão atender mais de 12 mil pessoas. Ela explica que o Programa Mesa Brasil Sesc atende instituições filantrópicas de todos os segmentos. “São instituições que atendem crianças, idosos, adolescentes”, explica. Conforme esclarece, todas as entidades cadastradas precisam estar legalmente documentadas e em pleno funcionamento, comprovando ainda a ausência de qualquer finalidade lucrativa. “Diariamente, elas (as instituições) recolhem algum tipo de alimento aqui”, observa.
Harlei Menezes, ex-goleiro do clube alviverde, representou o Goiás na solenidade de entrega dos donativos. Para ele, o acesso do time à Série A do Campeonato Brasileiro foi um grande presente em 2018, mas o grande presente foi o torcedor esmeraldino que deu ao time. “A gente sempre tem dito, dentro do clube, que essas ações sociais são uma forma que temos de atingir quem muitas vezes não consegue ir ao estádio. Ter o nome do clube associado a um programa tão bonito quanto o Mesa Brasil é gratificante. A festa foi muito bonita e só temos a agradecer ao torcedor que compareceu não apenas para dar força ao clube, mas também para mostrar solidariedade”, considerou.