O presidente do Sindinformática e vice-presidente da Fecomércio-GO, Marco César Chaul, participou da primeira reunião do ano do Conselho Temático de Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (CDTI) da Fieg e Aliança para Inovação Goiás. O encontro foi realizado nesta terça-feira (3/3), na Casa da Indústria.
O objetivo central foi garantir investimentos para o fomento à inovação e ao empreendedorismo. “Um tema que coloquei como primordial é o Comércio 4.0, com urgência, pois ele vem na velocidade da luz e as empresas estão a passos de tartaruga”, afirma Chaul.
O encontro teve palestra do gerente regional do Centro-Oeste da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), Fernando Ribeiro, que apresentou as chamadas públicas com inscrições abertas para mobilização de startups. No total, mais de R$ 200 milhões em recursos de subvenção e financiamento estão disponíveis em cinco programas dedicados ao desenvolvimento de produtos, processos e serviços. As linhas atendem todos os portes de empresas e englobam as diferentes etapas do ciclo de inovação.
A reunião, liderada pelo empresário Heribaldo Egídio e que contou com a participação de empresários, empreendedores e representantes de instituições de ensino, pesquisa e de fomento à inovação, foi deliberada a agenda do CDTI para 2020, apresentadas informações sobre a missão de benchmarking ao Porto Digital-Recife. Ainda ficou definido o ciclo de palestras das reuniões ordinárias do Conselho.