A Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio/GO) participa, durante esta quinta-feira, 28/07, de workshop promovido pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), transmitido em rede nacional. A discussão, que acontece na sede da CNC, no Rio de Janeiro, é disponibilizada por meio de conferência virtual. Mediada por Patrícia Duque, chefe da Divisão Sindical (DS) da CNC, e Roberto Lopes, advogado da DS/CNC, o workshop abordou o tema “Prática da Negociação Coletiva”.
Segundo a CNC, o objetivo do workshop é fortalecer a atuação das entidades sindicais, ao colocar em tela as novidades trazidas pela reforma trabalhista. A ação conta com exposições de palestrantes de várias regiões do Brasil, discutindo a vivência, a abordagem e os fundamentos jurídicos das negociações coletivas, e também tratando sobre a segurança jurídica da construção da pauta patronal dos sindicatos.
Reunidos na sala de reunião da Fecomércio, membros da Diretoria da entidade e presidentes e membros de sindicatos acompanham as discussões por videoconferência. Segundo o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-GO, Marcelo Baiocchi, o workshop é uma ótima oportunidade. “Para que os sindicatos filiados à Federação possam conhecer ou aprimorar as práticas de negociação coletiva, em virtude até do novo momento”, disse.
Marcelo Baiocchi avalia que há necessidade de atualização. “Estamos em um momento em que não existe mais contribuição sindical, em que a reforma trabalhista estabeleceu que o acordado vale sobre o legislado, desde que não fira a legislação. Então, a forma de negociação passa por outro viés”, disse.
Já a assessora jurídica da Fecomércio, Nádia Tavares Cardoso Morais, pontuou que o workshop é oportuno para compreensão maior dos sindicatos sobre as regras novas. “Esse tema já tinha uma relevância significativa e ganhou mais com a reforma trabalhista porque, agora, nós temos a negociação coletiva prevalecendo sobre a lei”, disse, assinalando que, com as novas regras de pactuação, as empresas ganham mais segurança jurídica nas relações de emprego.

- Comércio
Fecomércio participa de workshop sobre Negociação Coletiva
- às
Compartilhe:
Leia mais