O Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-GO anunciou, durante reunião, na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás, a criação do Conselho Empresarial de Segurança Pública (Cesp), que será lançado, oficialmente, no próximo dia 02/09, em solenidade na sede da entidade.
Ivan Hermano Filho, que vai presidir o Cesp, explicou que o novo Conselho, composto por representantes do empresariado do comércio, é gerido pela Fecomércio, para que a entidade esteja em contato com todos os órgãos de Segurança Pública, em defesa das demandas dos empresários do comércio de bens, serviços e turismo, aqui em Goiás. “Nosso trabalho visa sermos um ente que vai entender os anseios dos nossos representados – as empresas e os sindicatos – e trabalhar isso junto aos órgãos públicos de segurança”, assinalou. Segundo Ivan, para tanto, serão criados mecanismos de atuação, traçadas estratégias e buscadas parcerias.
O presidente do Cesp antecipou que umas primeiras ações do Conselho será um trabalho em conjunto com os Conselhos Comunitários de Segurança, conhecidos como CONSEGs, no trabalho de interlocução, junto aos órgãos de segurança pública. Ele ressalta que estes conselhos são compostos por muitos comerciantes, o que justifica também a parceria com a Fecomércio.“Temos neles já diversos dos nossos representados, como empresas, condomínios, sindicatos, sofrendo na pele o problema da insegurança pública que está no Brasil inteiro, não só em Goiás”, disse. “A Segurança Pública é um dever do estado, mas ele só vai conseguir nos amparar se a comunidade se unir também, amparando o estado”, afirmou.
Cássio Leite de Oliveira, Diretor de Governança do Sistema Fecomércio-GO, esclarece que a Federação pode disponibilizar formação técnica para os Conselhos Comunitários, como treinamento dos seus gestores, e também na estruturação jurídica deles. “A estrutura da Fecomércio pode auxiliar, sob coordenação do Cesp, na obtenção dos seus objetivos destes Conselhos”, assinalou. Ele ressalta que o surgimento dos CONSEGs é espontâneo, fruto da organização da própria sociedade civil, sem intervenção do estado.
Também participante da reunião, Luciano Levy Santos, Gerente de Articulação e Ações Integradas da Secretaria de Segurança Pública do Estado, que faz a articulação e a interlocução com os Conselhos Comunitários de Segurança e Defesa Social, disse que a expectativa de trabalho com o Cesp é muito positiva. Ele ressaltou que a proximidade com a Fecomércio, com o know how da instituição levado, em parceria, aos conselheiros, é uma garantia de qualificação. “Isso é importante e estratégico e temos a certeza de conseguir bons resultados”, disse. Ele explicou que, só em Goiânia, funcionam mais de 40 CONSEGs; em todo o estadom são mais de 200.
Ibraim de Almeida Coelho, Diretor Executivo da Fecomércio, ressalta que o Cesp vai buscar sempre vetores de atuação. “A visão deste Conselho de Segurança é grande: é um fórum constituído, a exemplo dos outros conselhos empresariais da Casa, para discutir os problemas da sociedade em cada um dos temas importantes da vida comercial e social. No caso do Cesp, a Segurança Pública”, disse.
O Conselho Empresarial de Segurança Pública é o terceiro conselho empresarial, de um total de 12, que o Sistema Fecomércio-GO pretende ativar na atual gestão.Os outros órgãos já constituídos são o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade em Goiás (Cetur) e o Conselho Empresarial de Tecnologia Inovação e Comunicação (Cetic).

- Comércio
Fecomércio lança Conselho Empresarial de Segurança Pública em setembro
- às
Compartilhe:
Leia mais