Fecomércio recebe diretor do Ministério das Comunicações, Nelson Neto, no Intermídias

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Nesta última sexta-feira (27), a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) recebeu o evento Intermídias com uma programação repleta de palestras. Uma delas se trata da palestra magna conduzida por Nelson Neto, diretor de Radiodifusão Privada da Secretaria de Comunicação Social Eletrônica do Ministério das Comunicações, conta um pouco sobre a inovação da TV 3.0 como foco principal apresentando não apenas os benefícios e oportunidades trazidos pela nova tecnologia, mas também os desafios que o Brasil enfrentará para sua implementação. O diretor de relações institucionais da Fecomércio, Orlando Souza, recepcionou e deu as boas-vindas a Neto em nome da entidade.

Nelson Neto destacou que a TV 3.0, sucessora natural da televisão digital atual, promete revolucionar a experiência dos telespectadores com melhorias significativas em qualidade de imagem, som e conectividade. No entanto, o caminho até sua consolidação no país envolve obstáculos em áreas cruciais como recepção, infraestrutura, financiamento e regulação.

Na recepção será necessário garantir que os receptores, tanto televisores quanto dispositivos móveis, sejam adaptados para a nova tecnologia. Isso requer a criação de requisitos técnicos que permitam uma transição suave da TV digital atual para a TV 3.0.

Para a Infraestrutura de transmissão, tanto terrestre quanto via internet, precisará de atualizações consideráveis para suportar os novos padrões de qualidade, como resolução 8K e conectividade aprimorada. A implementação da TV 3.0 demandará investimentos significativos como financiamento. O setor público e privado devem colaborar para viabilizar os custos de adaptação e expansão da infraestrutura, além de garantir a distribuição de receptores compatíveis.

A transição para a TV 3.0 trará uma série de melhorias para os consumidores como a qualidade de imagem que permitirá transmissões em resolução 8K, proporcionando uma qualidade de imagem com maior nitidez, brilho e detalhamento. Assim como o som imersivo que é uma nova tecnologia com melhorias significativas na qualidade do áudio, criando uma experiência de som mais envolvente. Além de promover a conectividade com a conectividade integrada, a TV 3.0 estará totalmente conectada à internet, permitindo a interação em tempo real entre os espectadores e os conteúdos transmitidos, abrindo as portas assim para as publicidades interativas, comércio eletrônico, parcerias e patrocínios dentro da própria TV 3.0

Embora o consumo de TV aberta no Brasil ainda seja dominante, representando 60% da audiência, as mudanças trazidas pela TV 3.0 deverão ampliar esse cenário. A expectativa é que a televisão continue a desempenhar um papel central nas casas brasileiras, mas com uma nova roupagem tecnológica e um leque de possibilidades interativas.

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