Simplificação do atual sistema tributário pretende fomentar o empreendedorismo, ampliar oferta de empregos e o aumentar renda dos trabalhadores.
Nesta segunda-feira (26), o presidente da Fecomércio-GO e vice-presidente da CNC, Marcelo Baiocchi, recebeu na sede da entidade o Secretário de Finanças da Prefeitura de Goiânia, Vinícius Henrique Pires Alves, e o Doutor em Direito Econômico, Financeiro e Tributário pela USP, Alberto Macedo, que apresentou o Simplifica Já, uma proposta da Reforma Tributária do Consumo e Folha. A reunião também contou com a presença da diretoria da Federação e com os presidentes dos sindicatos associados.
O Simplifica Já é um projeto que oferece redução e padronização de normas tributárias e obrigações impostas aos contribuintes e, consequentemente, um ambiente mais neutro e propício para o empreendedorismo, além de um sistema arrecadatório eficiente quando confrontados com as propostas de reforma tributária até agora apresentadas (PECs 45 e 110).
A simplificação imediata do sistema tributário nacional será importante para fomentar o empreendedorismo e, por consequência, a oferta de empregos e o aumento da renda dos trabalhadores. A proposta prevê, ainda, a devolução parcial dos tributos pagos para os cidadãos de baixa renda, reduzindo, na prática, o caráter regressivo da tributação sobre o consumo. Para ler mais sobre a proposta completa do Simplifica Já, clique aqui https://simplificaja.org.br/.
Sobre Alberto Macedo
Mestre e Doutor em Direito Econômico, Financeiro e Tributário USP
MBA em Gestão Pública Tributária FDC
Professor Pós Graduação Insper e FIPECAFI
Assessor Especial da Secretaria Municipal da Fazenda de SP
Representante de SP na CTP da Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (ABRASF)
Ex-Subsecretário da Receita Municipal de São Paulo | Ex-Presidente do CMT-SP
Membro do Conselho de Altos Estudos de Finanças e Tributação (CAEFT) da ACSP