A Fecomércio-GO, por meio do Conselho Empresarial de Turismo (Cetur-GO), esteve representada em reunião com o ministro do Turismo, Celso Sabino, na manhã da última quarta-feira (11). A agenda foi solicitada pelo presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, e contou com a presença do presidente do Cetur, Ricardo Rodrigues, que também preside o Sindtur e ocupa a vice-presidência da entidade. O objetivo do encontro foi articular apoio institucional e captação de recursos para a realização do Goiás Gastronomia e o Circuito Gastronômico de Goiás.
“Apesar de os recursos estarem disponíveis por meio da CNC, seu acesso exige mobilização política e institucional. Por isso, buscamos apoio para garantir a realização desses eventos que valorizam nossas tradições, movimentam o interior e fortalecem o turismo no estado”, explicou Ricardo Rodrigues.
O Circuito Gastronômico de Goiás reunirá cidades do interior do estado como Pirenópolis, Cidade de Goiás, Aparecida e Cavalcante, promovendo festivais que celebrem a culinária local e estimulem a economia regional. Já o Goiás Gastronomia, previsto para acontecer em Goiânia, será o maior evento do segmento no Estado, reunindo o melhor da gastronomia goiana — vinhos, queijos, pamonhas, cachaças e outras especialidades — com atrações culturais, oficinas, shows e atividades do Sesc e do Senac voltadas à qualificação profissional.
Ricardo também agradeceu ao apoio do deputado federal Zacharias Calil, que colaborou para a realização da agenda junto ao Ministério. Participaram ainda da reunião o diretor de Programas Sociais, Tiago Silva Santos, e o coordenador dos projetos, Frederico Costa.