Fecomércio e Fieg promovem seminário para impulsionar goianos em Portugal

Fecomércio e Fieg promovem seminário para impulsionar goianos em Portugal

Compartilhe:

Especialistas em internacionalização de empresas marcaram presença no seminário apresentando aos empresários goianos as diversas oportunidades de investimento em Portugal

Com o objetivo de conectar empresários e câmaras de comércio de Portugal e Goiás, a Fecomércio-GO, por meio de sua Câmara de Comércio Exterior (Fecomex), em parceria com a FIEG e a Brasil Salomão Advocacia, realizou nesta segunda-feira (21) o seminário “Oportunidades: Internacionalização de Empresas Goianas no Mercado Português”, na Casa da Indústria. O evento, que é um desdobramento da Web Summit 2023, realizado no final do ano passado em Lisboa, reuniu empreendedores goianos e portugueses, além de escritórios especializados e um representante do Banco Master de Investimentos, para apoiar empresários interessados em expandir suas operações para o mercado português. O presidente da FIEG, Sandro Mabel, participou do encontro ao lado do Cônsul Honorário de Portugal em Goiânia, José Pedro Santos, e do Analista de Relações Internacionais no CIN/FIEG, Carlos Stuart.

O presidente do Sindicato das Empresas de Compra, Venda, Locação e Administração de Imóveis e dos Condomínios Horizontais, Verticais e de Edifícios Residenciais e Comerciais no Estado de Goiás (Secovi-GO), Antonio Carlos Costa, participou do evento representando o presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi, juntamente com o diretor da Fecomex, Marcelo Gomes. Em sua fala, Antonio Carlos ressaltou a importância de integrar o mercado goiano ao cenário global e mencionou o crescente interesse dos portugueses em investir em Goiânia, impulsionado pelo recente processo de industrialização na capital de Goiás. Segundo ele, “o fato de Goiânia ter sido desenvolvida para ser uma cidade administrativa travou a economia da cidade, mas agora há uma oportunidade significativa de mudança e crescimento através da internacionalização”, analisou.

Oportunidades em Portugal
Os especialistas em internacionalização de empresas que marcaram presença no seminário apresentaram diversas oportunidades de investimento em Portugal, incluindo os incentivos oferecidos pelo governo português, como o PDR 2020 e o PEPAC 2030. Esses incentivos são destinados às empresas goianas que desejam se estabelecer em território português, oferecendo taxas mais atrativas em sete regiões específicas selecionadas pelo governo de Portugal. Essas áreas foram escolhidas estrategicamente para promover o desenvolvimento regional.

Os empreendedores presentes também tiveram a oportunidade de entender o processo de internacionalização, especialmente para Portugal, que é considerado uma porta de entrada para o mercado europeu. Entre as facilidades destacadas, o serviço “Empresa na Hora”, que permite a rápida abertura de negócios em Portugal, foi mencionado aos presentes. Outros atrativos incluem as baixas taxas de juros, o baixo custo de vida, além da segurança e educação de qualidade, fatores que têm atraído muitos investidores para o país.

Leia mais

Rolar para cima