Solange Neves também participou do bate-papo, que abordou diversos assuntos importantes para o empresariado goiano
Na última terça-feira (18), o diretor da Fecomex, Marcelo Gomes, e a multi-empresária Solange Neves, participaram do segundo episódio do ComércioCast, o podcast da Fecomércio Jovem. A Fecomex é o braço da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO) com atuação no Comércio Exterior.
Emerson Tokarski, presidente da Fecomércio Jovem e host do programa, foi o mediador da conversa e, entre os principais temas abordados, Solange falou sobre seus principais aprendizados durante sua trajetória profissional, além de expor aos espectadores, juntamente com o diretor da Fecomex, sobre como o empresário deve agir se houver interesse em expandir sua marca para outros países.
Solange destacou que empreendedorismo não é apenas ser dono de uma empresa. Sua carreira profissional foi iniciada na Pernambucanas, empresa onde ela atuou por 15 anos, e afirmou que seu maior aprendizado na carreira foi o quanto o ser humano é frágil quando ele depende do seu trabalho para ganhar o pão e sustentar a família. “Saber lidar com situações assim foi um grande aprendizado que eu levei para minha vida. Como o ser humano é frágil, quando ele se apega naquilo, porque a empresa virou a vida dele, aquilo ali é a vida dele e ele não sabe fazer outra coisa, então isso foi um aprendizado dolorido, mas não deixa de ser um aprendizado e eu digo: a gente sempre aprende muito na dor”, explicou Solange.
Marcelo falou um pouco sobre qual o maior desafio que a Fecomex enfrenta devido à posição geográfica que Goiás ocupa. “A Fecomex é a área internacional do Sistema Comércio, nosso objetivo é justamente aproximar o empresariado do Comércio de Serviços, Bens e Turismo das oportunidades internacionais. Existe muito potencial lá fora e eu costumo dizer que Goiás, normalmente, está ilhado no meio de um país continental, porque estamos longe dos portos, então acaba que a gente fica muito distante dessa realidade, principalmente por estarmos longe das fronteiras”, pontou Gomes.
“Então, algumas ações que a gente desenvolve são justamente nesse sentido, de ampliar e de difundir a cultura de internacionalização. A Solange é prova viva disso, do impacto que isso tem nos negócios e no desenvolvimento do nosso estado. Por isso, buscamos desenvolver essas ações junto com as embaixadas e com os consulados para fechar negócios”, explicou o diretor da Fecomex sobre a importância de desenvolver negócios e oportunidades, pois é algo viável e pode ser muito rentável para o empresariado goiano.