Nova área de comércio exterior da Federação tem objetivo de auxiliar os sindicatos e empresários na atuação internacional
Nesta quarta-feira (04/05), por meio de reunião virtual, o presidente da Fecomércio-GO, Marcelo Baiocchi, apresentou aos sindicatos a Fecomex, o novo braço de comércio exterior, missões e clube de compras da Federação. O projeto será dirigido por Camila Hermano e Marcelo Gomes.
A Fecomex surge com o objetivo de atender à demanda dos sindicatos e empresários goianos em relação às negociações e ações voltadas para o exterior do país. Desta forma, o programa é criado para aproximar o comércio das representações estrangeiras e suas autoridades diplomáticas, consulares e comerciais no Brasil, participando dos eventos promovidos, coordenando agendas conjuntas e organizando missões empresariais internacionais com objetivos comerciais, educacionais e culturais.
Para atender os sindicatos e o empresariado, a Fecomex possui uma sala na Fecomércio. Os interessados devem enviar um e-mail com uma breve descrição dos objetivos que desejam alcançar para internacional@fecomerciogo.org.br e agendar uma reunião.
Segundo Camila Hermano, cada empresa possui necessidades particulares e é importante entender as demandas de cada uma para desenvolver e executar um plano bem estruturado para alcançar os objetivos de internacionalização. Para facilitar o recolhimento dessas informações, foi criado um formulário de pesquisa que pode ser acessado clicando aqui.
“O sistema comércio possui uma natural necessidade de internacionalização, especialmente com o cenário que se desenha no país de inflação elevada (favorecendo as importações) e câmbio elevado (favorecendo as exportações). Neste sentido, nosso trabalho vem para suprir essa demanda latente do setor, contribuindo com a competitividade das empresas, promovendo Goiás e diversificando os mercados de atuação”, explica Marcelo Gomes sobre como será a atuação da Fecomex.
Além disso, será criada uma cesta de serviços com o intuito de apoiar o empresariado, além de eventos, cursos e publicações a fim de preparar os empreendedores para o comércio internacional.