Na tarde desta sexta-feira (17) foi encerrado o segundo e último dia de trabalho do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Cetur-GO) da Federação do Comércio do Estado de Goiás (Fecomércio-GO). Nestes dois dias foi formatado o plano estratégico que norteará as ações da entidade.
No planejamento que vai vigorar até 2022, foram definidos os objetivos principais, que ao todo são dez e vão desde a execução do plano de desenvolvimento do turismo no Estado, até a confecção de métricas para formular e calcular índices do setor. Também constam no plano as demandas secundárias que fazem parte de cada objetivo. Tudo bem descrito e detalhado.
Mais de 30 pessoas, componentes ou representantes das entidades que compõem o Cetur-GO, participaram da reunião realizada na sede da Fecomércio-GO.Entre eles o secretário municipal de Turismo de Goiânia, Alexandre Magalhães e o presidente da Goiás Turismo, Leandro Garcia Gomes, além do presidente da Fecomércio, José Evaristo, que teve participação efetiva nos dois dias de workshop.
O evento foi coordenado pela assessora técnica Cetur da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), Márcia Cristina Alves. Ela explica que fomentar o turismo é caminho para o desenvolvimento do Brasil e melhoria da economia. Esse processo já ocorre em vários países e no Brasil ainda está sendo estruturado. ”Buscamos também fazer com que o governo enxergue essas possibilidades que podem ser bastante rentáveis”, relata.
Melhorias
Formado desde dezembro do ano passado, o Cetur-GO tem como presidente, José Evaristo dos Santos, que também preside a Fecomércio-GO, e como vice-presidente executiva, Vanessa Pires Morales, presidente da Associação Brasileira da Indústria Hotéis – Goiás (ABIH-GO).
Morales afirma que o segmento do turismo em Goiás tem pontos que precisam ser melhorados e trabalhados. “Estamos levantando os principais gargalos e definindo meios para que eles sejam solucionados”, ressaltou ela. A vice-presidente do Cetur-GO, também falou da importância da união das entidades que fazem parte do trade turístico de Goiás, e que esse é um ponto em favor da otimização do setor.