Na manhã de quinta-feira, 07/03, um detalhamento da Gestão Compartilhada Sesc/Senac foi apresentado para os gestores das unidades de todo o estado, durante reunião na sede da Fecomércio-GO. O projeto, que está em implementação há seis meses, já atingiu um terço das metas e tem como principais características a desburocratização, a economia nos processos e a inovação da gestão.
Ao abrir a solenidade, que lotou o auditório da Federação, o presidente do Sistema Federação do Comércio/Sesc/Senac-GO, Marcelo Baiocchi, disse que o objetivo do encontro foi alinhar ações e atualizar os coordenadores, gerentes e diretores sobre as etapas da nova configuração que está sendo construída. “Ao propormos esta mudança, sabíamos que não seria fácil executar, porque precisamos passar por uma quebra de paradigma”, recordou, reforçando que trabalha com gestão de resultados.
Baiocchi ressaltou que o processo de compartilhamento de gestão, que demandou uma disposição para mudar uma cultura que persistiu por 70 anos, exige um comprometimento dos gestores e já mostra avanços, mas ainda trará muitas outras melhorias. “É preciso entender que agora somos uma única instituição. A ideia é criar uma estrutura forte, que seja perene”, assinalou, ainda, sobre o objetivo estratégico de consolidar a unidade do Sistema, blindando a oferta de serviços contra crises externas.
O diretor regional do Sesc e Senac em Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, ressaltou que o processo de gestão compartilhada é “um projeto inovador” e que pode ser modelo para unidades de todo o Brasil. “Goiás está saindo na frente nesse processo”, disse.
Ainda segundo o diretor regional, o processo de integração busca “as melhores práticas do Sesc e do Senac, colocando na mesa e buscando uma equalização”. A implantação conta também com o auxílio de uma consultoria contratada. “Com todo este trabalho, teremos um grande resultado”, aposta. Ele assinalou que há um foco no incremento dos serviços de hotelaria e educação prestados pelo Sesc /Senac.
Transparência
O diretor de Complience, advogado Alexandre Abreu, ressaltou que uma gestão mais transparente está sendo implementada. “É absolutamente necessário sempre ampliar os nossos portais de transparência”, afirmou, anunciando que um canal de denúncias e sugestões é uma nova ferramenta em prol deste objetivo. “Corporações modernas trabalham com alto grau de transparência”, ainda lembrou. Ele reforçou que o processo de integração trará uma atualização da gestão que se traduz na otimização de recursos. “Precisamos que as duas casas tenham o mesmo padrão”, disse, referindo-se ao processo de compras.
Já o diretor de Governança, advogado Cássio Oliveira, ao detalhar as linhas gerais do projeto de integração, ressaltou que “ouvir as pessoas é o ponto norteador da gestão” que está sendo implantada. “São muitas as dificuldades que precisam ser vencidas, e vocês são os principais atores deste processo”, afirmou, ressaltando a sinergia necessária dos gestores com o novo modelo.
A gerente de Logística e Compras, Rosilda Campos, disse que foi preciso fazer um diagnóstico das gestões das duas casas para determinar as intervenções necessárias. “É um processo de alta complexidade, é mais que uma integração física: é uma sinergia de propósitos”, citou. “Goiás é o único regional que faz um projeto desta envergadura”, afirmou.
Ações
O novo modelo de gestão que integra o Sesc/Senac tem como direcionamentos o compartilhamento das funções administrativas e operacionais; a integração da cúpula estratégica das duas casas e a responsabilização das unidades pelos resultados de negócios. Em ações de inovação da gestão – pautadas na tecnologia – e com redução da estrutura administrativa e economia de insumos, é projetado um ganho de R$ 3 milhões/ano, além de uma consequente melhoria do atendimento e da qualidade dos serviços prestados.