A abertura oficial da Copa Sesc, nesta quarta-feira, 1º de maio, em homenagem ao Dia do Trabalhador, já deu uma prévia da energia contagiante que vem pela frente durante os próximos dois meses, quando acontecem as competições das modalidades individuais e coletivas em cinco unidades, com futebol soçaite, futsal, basquete, voleibol, queimada, skate, judô, xadrez e natação. Com as presenças do presidente do Sistema Fecomércio, Marcelo Baiocchi, e do diretor regional do Sesc e Senac em Goiás, Leopoldo Veiga, a solenidade recebeu também o vice-presidente da Fecomércio, Ademildo Pereira de Godoy, que preside o Sindpit-dog, superintendente da Fecomércio, Ibraim de Almeida, diretora educacional, Marcia Pereira Carvalho, além dos presidentes Zenildo Dias do Vale (Sinergás), Marco César Chaul (Sindinformática), Nilson Castro Marinho (Sinfac), Sílvio Carlos Yassunaga (Sindiaçougue), Ricardo Rodrigues (Sindtur), Marusálio Alberto (Turismo), Geraldo Dias Filho (Secovi) e Darci Moreira (Secovi), entre diversos representantes, diretores, gerentes e autoridades.
A abertura da solenidade ficou por conta da presidente do Sindicato do Comércio de Materiais de Construção (Sindimaco-GO), Irma Alves Fernandes, primeira mulher a receber o título de patrona/patronesse do evento. “Em especial, quero parabenizar e agradecer todos os funcionários da Fecomércio/Sesc/Senac envolvidos neste grande evento. Sinto-me honrada e privilegiada em ser a primeira patronesse da Copa Sesc, que é o maior torneio esportivo amador do Centro-Oeste e a maior competição esportiva do comércio em Goiás”, pontuou.
Nos bastidores, ela deu mais detalhes de como foi receber o convite. “Eu me senti muito feliz e honrada, uma grande responsabilidade. No dia 25 de março, numa tarde, os meus conselheiros e o presidente Marcelo me agraciaram com 6.680 afiliados”, enfatizou, referindo-se ao número de atletas inscritos na Copa. A patrona destacou a importância do esporte para além da competição. “Quero que todos se dediquem nos jogos. Eu acredito que a disciplina, a preparação e o foco são coisas que esses meninos vão aprender aqui agora e poderão levar para o resto da vida. O esporte faz toda a diferença, e isso quando vai para o mercado de trabalho é uma benção, porque você ter disciplina, se preparar e ter foco é tudo de bom. Os grandes empresários brasileiros, a maioria deles, pratica esporte. Então vai muito além, o que eles aprendem aqui vão levar para a vida pessoal e profissional”, salientou.
Um dos destaques da abertura ficou por conta do presidente do Sistema Fecomércio e dos Conselhos Regionais do Sesc e Senac em Goiás, Marcelo Baiocchi, que começou o discurso quebrando o protocolo e se dirigindo primeiramente ao grupo de Idosos Vida Plena, por quem foi aclamado. “Agradeço a presença dos diretores, dos conselheiros, dos presentes, e em especial a vocês, que fazem a festa. Muito obrigado por se inscreverem na nossa Copa, por acreditarem no trabalho do Sesc e do Senac. Eu me sinto muito emocionado, estar na presidência do Sesc e Senac pra mim é uma honra. Eu lembro que, 25 anos atrás, eu entrava aqui como atleta. E hoje podermos realizar esse tipo de evento demonstra a grandiosidade que é o nosso Sistema. O Sistema S tem servido muito à nossa comunidade, a todos que participam dela. Podemos dar aqui hoje uma pequena demonstração do muito que a gente faz, mas a certeza é de que nós podemos fazer muito mais”, enfatizou.
Na ocasião, o presidente ressaltou as ações mais recentes do Sesc e do Senac, ressaltando a importância do Sistema S. “Eu gostaria de convidá-los pra cada vez usar mais a nossa estrutura, os nossos cursos disponíveis, os clubes no Faiçalville, Campinas, Universitário, nossas escolas. O Sesc Cidadania hoje atende 1.800 alunos, além da nossa Faculdade Senac, no Santa Genoveva, nossa pós-graduação e todas as unidades. E o Sesc e o Senac não têm cansado de servir o nosso povo goiano. Recentemente, lançamos com a Prefeitura o projeto Teia, com mais de 1.500 atendimentos. Tivemos o prazer de entregar 112 óculos para pessoas carentes daquela comunidade – crianças que não conseguiam assistir aula direito porque não conseguiam enxergar o quadro em sala. E assim muitas outras atividades. Então mais uma vez eu quero pedir a vocês: defendam o Sistema S”, pontuou.
O diretor regional do Sesc e Senac em Goiás, Leopoldo Veiga, destacou a importância do evento não apenas para a instituição mas também para os atletas e as cidades participantes. “Essa é uma celebração que valoriza o esporte em nosso estado, uma verdadeira festa em prol da cidadania. São nove modalidades, três cidades, cinco unidades, cerca de 6 mil atletas e a certeza de que o legado do esporte vai muito além da competição em si”, enfatizou.
O coordenador técnico de Esporte e Lazer do Sesc Goiás, Samuel Stival, fez um balanço prévio do evento, que prossegue até o dia 30 de junho. “Mais um ano de Copa Sesc, até o momento estamos com mais de 350 equipes inscritas, esperando chegar a mais de 6 mil inscritos em todas as modalidades, em todas as unidades, tanto no interior quanto na capital: Faiçalville, Universitário, Campinas, Jataí e Anápolis. Todas as equipes participando dessa abertura oficial, bem ativas na competição, que mais uma vez vai honrar e justifica o esporte trabalhado pelo Sistema S”, enfatizou.
EM FOCO
Para a entrada do fogo simbólico que encerrou a solenidade de abertura, foi escolhida a família Resende, representando toda a família comerciária. Formada por Viviane Martins Resende, 44, Aklesimaidas de Jesus Resende, 63, e os filhos Pedro, 9, e Mateus, 19, a família inteira pratica Natação no Sesc Campinas, além de participar de aulas na academia e ter uma forte ligação com o Sesc. “Nós somos comerciários há mais de duas décadas. A minha vida e a minha profissão é de comerciário, então eu tenho esse vínculo antigo, sólido, bem consistente mesmo com o Sesc. E inclusive sou um defensor ferrenho do Sesc. Uso todos os recursos disponíveis para a sociedade, para o comerciário que o Sesc disponibiliza, dentista, esportes, academia, biblioteca. Os meninos estudaram aqui. O Mateus hoje faz Engenharia Civil na Universidade Federal e foi estudante do Sesc por vários anos. Então nós temos essa ligação antiga com o Sesc”, destacou Aklesimaidas.
O filho primogênito, Mateus Resende, 19, campeão goiano de Ciclismo na categoria sub-23, comentou sobre a sensação de encerrar oficialmente a abertura da 38ª Copa Sesc. “Foi muito emocionante, nunca imaginei que eu fosse ter uma oportunidade dessas, me senti como se eu tivesse numa olimpíada realmente, foi muito gratificante poder representar a família Sesc”, afirmou.
Durante todo dia, outro destaque foi o público que lotou o Sesc Faiçalville e aproveitou o feriadão com entrada liberada ao parque aquático, além de participar de atividades como aula de funcional e ritmos, gincana aquática, brinquedos infláveis e radicais, festivais de Truco e polo aquático, brincadeiras circenses e direcionadas, hidrorrecreativa e show musical com o grupo Nóys é Nóys.