Um grupo de diretores, gerente e assessores do Sesc e do Senac da Federação do Comércio do Estado do Acre (Fecomércio/AC), liderado pelo presidente em exercício da federação, Marcos Antônio Carneiro Lameira, desembarcaram em Goiânia nesta terça-feira (10) para conhecer um pouco mais das ações desenvolvidas pelo Sesc Senac em Goiás. A visita tem o intuito de estreitar os laços entre as equipes, contribuindo para o contínuo aperfeiçoamento técnico das entidades.
Implantado há pouco, o modelo de gestão integrada do Sesc Senac Goiás chamou a atenção dos dirigentes pela sua eficiência. Em seu direcionamento estão incluídas a integração da cúpula estratégica das duas casas; compartilhamento das funções administrativas e operacionais; e a responsabilização das unidades pelos resultados de negócios. Está é a segunda comitiva regional que vem até a capital goiana conhecer detalhes do modelo utilizado.
“O mais importante é a mudança de cultura, de comportamento. Os resultados já começam a aparecer”, acentuou Marcos Antônio, destacando os bons números conseguidos pela gestão e o maior acesso a informações. Além da visita a capital Goiânia, onde conheceram a estrutura do Sistema e detalhes da administração e do modelo de gestão, e onde foram também recepcionados pela diretoria da Fecomércio/GO, em almoço na sede da entidade, os membros da comitiva do Acre visitaram o Sesc Caldas Novas. A gerente do Hotel Cruzeiro do Sul, Laura Ferraz Aguiar, também vai conhecer a Pousada Sesc Pirenópolis.
O presidente da Fecomércio, Marcelo Baiocchi, disse que receber a comitiva do Acre é uma honra. Para ele, a troca de experiências administrativas gera unidade e mais produtividade entre as federações do comércio em todo o Brasil. “Sem dúvida, que as federações, no Brasil inteiro, passaram por uma grande renovação. Acredito que em torno de 70% delas, nos últimos oito anos , foram renovadas”, pontuou. “Há essa necessidade de troca de informação, necessidade de sinergia, para que a gente possa ter mais unidade e fortalecimento”, assinalou.
O diretor de compliance do Sesc Senac Goiás, Alexandre Abreu, comentou que a nova forma de gerir já trouxe resultados bastante positivos, que ganharam ainda mais força no decorrer da implementação. “Queremos mais qualidade, mas transparência, mais interação com os conselhos fiscais. Já começamos a colher enormes resultados, mas precisamos melhorar. Estamos trilhando o caminho para tornar nossas unidades cada vez mais produtivas”, afirmou.
Além de promover eficiência operacional, a gestão contempla ainda: previsão de crises, segurança jurídica, diminuição dos riscos e danos à imagem da instituição, alterações regulatórias, econômicas e vantagens competitivas. Aumentando também a transparência nas práticas da organização.
Para o diretor regional do Sesc Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, é gratificante poder dividir com demais Estados, um modelo tão produtivo e otimizador. “Estávamos perdendo tempo com burocracia, no caminho contrário o que queríamos. Hoje nossos processos são digitais. Reduzimos mais de 90% o consumo de papel e hoje um processo que durava 15, 20 dias hoje pode levar até 10 minutos”, disse.

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Acre conhece em Goiás modelo de gestão integrada
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