O Conselho Empresarial de Tecnologia Inovação e Comunicação (Cetic) se reuniu nesta segunda (9/9) com a nova diretoria da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Goiás (Fapeg), uma das principais entidades do ecossistema de inovação e TI do Estado.
Estavam presentes o presidente do Cetic, Marcos Vilela, o presidente do Sindinformática, Marco César Chaul, a nova diretoria da Fapeg representada pelo diretor científico e de inovação, Marcos Fernando Arriel, o gerente científico, Eduardo Santos, e o gerente de inovação, Guilherme Resende Oliveira. Também estavam presentes os diretores da Assespro, Ricardo Vaz e Hdir Gondin, e o diretor da Ninho, Jeferson Sena.
Marcos Fernando Arriel apresentou o planejamento 2019/2020 da Fapeg e as ações que visam minimizar os impactos do contingenciamento financeiro adotado pelo governo de Goiás, que também impactou na entidade. Neste contexto, o diretor apontou os esforços empreendidos pela diretoria para levantar recursos para novos editais e ainda, à quitação dos editais em andamento.
O presidente do Cetic, Marcos Vilela, explicou que durante a reunião, a Fapeg levantou a intenção de lançar novos editais inclusive um de inovação, nos moldes do TECNOVA. Quanto aos editais contingenciados existe a expectativa de realocação de recursos e ou obtenção de novas fontes para executá-los, mas sempre a depender de decisão administrativa do governo.
Apesar dos pontos debatidos, o presidente do Cetic considerou a reunião positiva e espera que o Estado possa, em breve, sair dessas dificuldades. “Esperamos seja passageira e que os esforços da Fapeg encontrem logo boa resolução para finalmente executar os editais, principalmente, no que tangem especificamente a inovação. A sociedade goiana não pode abrir mão de um futuro melhor e repudia os cortes em seu, já minúsculo, investimento em inovação”, afirmou. Para Marcos Vilela, o crescimento da agropecuária, da indústria, do comercio, da produtividade geral e o aumento do PIB, não serão alcançados sem que os governantes priorizem investimentos ao invés de gastos.