Em prestigiada solenidade na sede da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/GO), foi empossada a diretoria do Conselho Empresarial de Segurança Pública (Cesp), um novo órgão, que tem o objetivo ser a voz da entidade na discussão e na proposição de ações que contribuam com a área. Membro da diretoria da Federação, Ivan Hermano Filho foi empossado como presidente do novo conselho.
Ao discursar, o presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac-GO, Marcelo Baiocchi, ressaltou que, com a criação de conselhos, cumpre-se o intuito tornar a entidade mais representativa e estabelecer um diálogo maior do empresariado com a sociedade. Em relação à segurança pública, ele assinalou que a falta dela afeta não só atividade comercial, mas toda a sociedade. “Defendemos que a sociedade civil organizada precisa, efetivamente, participar destas discussões”, disse. “E vemos as polícias militar, civil, e bombeiros, como nossos grandes aliados”, assegurou.
Ao citar os recentes resultados da ação policial na redução no índice de crimes, o presidente Marcelo Baiocchi defendeu que os empresários ajudem este trabalho, em proximidade com as polícias. “O Estado não pode colocar um policial em cada esquina, daí a necessidade de trabalharmos a área de inteligência, em parceria com a polícia”, sugeriu.
A iniciativa de criação do Cesp e a gestão Marcelo Baiocchi foram elogiadas nos discursos das autoridades que prestigiaram a posse do Conselho, que também contou com a presença de diretores e presidentes de sindicatos, dentre outros. O coronel Edson Ferreira Moura, da Polícia Militar, comandante do policiamento da Capital, disse que a corporação está de portas abertas para as discussões com o Conselho. “Entendemos como de importância tamanha a parceria público/privada para tentar solucionar um pouco das demandas da segurança pública”. Já o vereador Felisberto Tavares, que também é membro do Conselho, disse que ele é “um marco na segurança pública”, porque fará a interface entre os gestores da segurança pública e os comerciantes e empresários.
O Conselho Empresarial de Segurança Pública é o terceiro conselho empresarial, de um total de 12, que o Sistema Fecomércio-GO pretende efetivar na atual gestão. Os outros órgãos já constituídos são o Conselho Empresarial de Tecnologia Inovação e Comunicação (Cetic) e o Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade em Goiás (Cetur).

- Comércio
Conselho de Segurança busca ações conjuntas entre empresários e setor público
- às
Compartilhe:
Leia mais