O Grupo de Trabalho Base da Aprendizagem Profissional Inclusiva (API), composto pela Organização Internacional do Trabalho (OIT), Ministério Público do Trabalho (MPT) e Ministério da Economia, realizou no dia 12 de fevereiro, na Câmara Municipal de Cristalina (GO), o evento de apresentação e monitoramento da primeira turma do Projeto-Piloto de Aprendizagem Profissional Inclusiva desenvolvida pelo Senac Goiás.
O Projeto-Piloto API tem como objetivo a promoção de oportunidades de acesso ao trabalho decente e produtivo para jovens em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio de um período de formação humana e socioemocional que antecede o sistema dual característico da aprendizagem profissional.
Simbolicamente, o evento marcou a transição dos 20 jovens, com idade entre 15 e 21 anos matriculados na Rede Municipal de Educação, para o ingresso no primeiro emprego no mercado formal de trabalho. Nos últimos meses, o grupo de estudantes passou por um intenso processo de desenvolvimento por meio de aulas ministradas por instrutores do Senac Goiás da unidade de Luziânia (GO). A nova etapa de aprendizado dos jovens será realizada dentro das empresas parceiras que os contrataram de forma pioneira, no âmbito do projeto lançado em dezembro de 2019.
Aprovada em 2000, a Lei do Aprendiz determina que toda empresa de grande ou médio porte deve contratar um número de aprendizes equivalente a, no mínimo, 5% e, no máximo, 5% do seu quadro de funcionários cujas funções requeiram formação profissional.
Para o diretor regional do Sesc e Senac Goiás, Leopoldo Veiga Jardim, o acesso à educação de qualidade é um dever da instituição com a sociedade goiana. “É somente com o ensino e a qualificação profissional que iremos mudar o rumo do nosso país. Os nossos jovens não são apenas o futuro, eles são também o nosso presente. Eles têm sede de mudança, mas para isso precisamos capacita-los”, destacou.
Durante o evento também foi apresentado o modelo de monitoramento e avaliação do projeto, com o objetivo de identificar práticas inteligentes e oportunidades de melhorias, visando a possibilidade de levar o projeto a outras localidades do Brasil.
Sobre o Projeto
O Projeto-Piloto API foi lançado em dezembro de 2019, também na Câmara Municipal de Cristalina (GO). A API é uma vertente da aprendizagem profissional que reconhece a necessidade de parcela da juventude brasileira de desenvolver competências de natureza emocional e mitigar desigualdades de natureza socioeducacional, estabelecendo como estratégia o aperfeiçoamento da matriz curricular a partir da demanda das empresas.