Evento foi promovido pela Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás
O panorama da vitivinicultura e a atividade enoturística em Goiás foram discutidos nesta terça-feira (7/12), em Fórum promovido pela Comissão de Turismo da Assembleia Legislativa de Goiás. Ao final do evento foi elaborada uma carta solicitando uma maior participação do poder público em apoio ao turismo no estado.
O presidente do Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade de Goiás (Cetur-GO), e Sindicato de Turismo e Hospitalidade no Estado de Goiás (Sindtur), Ricardo Rodrigues Gonçalves, prestigiou o evento e falou da importância do papel do Senac na qualificação e capacitação de mão de obra para o setor de turismo.
“Sindtur representa e trabalha em prol das empresas receptivas que representamos, principalmente no que tange a questão da relação patronal e laboral. O Cetur também tem papel fundamental enquanto guarda-chuva e congregador das entidades do trade turístico, assim como a Federação, composta pela Fecomércio, Sesc e Senac, que possuem papel primordial no desenvolvimento, qualificação e capacitação de nosso turismo e seus profissionais em Goiás”, afirmou Ricardo.
De acordo com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), em 2020, Goiás era o décimo produtor de uvas no país, com 48 estabelecimentos produtores, e safra de 1.411 toneladas. São 76 hectares plantados, com a produção de 18,6 toneladas por hectare, convertidos em 3.700 kg de uvas exportadas, principalmente para o Paraguai. No ano de 2020 o setor movimentou R$ 5.866,174,21 em negócios.